CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA CRESCEM 440% NO MARANHÃO.

 


O Maranhão registrou um aumento de 440% nos casos de zika, dengue e chikungunya somente nos primeiros oito meses de 2022, é o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De janeiro a agosto deste ano, foram 4925 casos confirmados, somando todas as doenças, enquanto em 2021 foram registrados 841 casos. Veja na tabela a divisão.

Casos de dengue, zika e chikungunya

Tipos de doençaN° de casos em 2021N° de casos em 2022
Dengue8413811
Zika2228
Chikungunya481092

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Ao todo, em 2022, já ocorreram seis mortes por zika e chikungunya. O setor de epidemiologia e controle de doenças da SES alerta para os riscos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Apesar do baixo número de óbitos, ainda é uma doença que pode levar à morte. Os agentes de endemias, os agentes comunitários de saúde e as equipes da estratégia de saúde da família são profissionais que fazem esse acompanhamento e monitoramento dos casos. Então esses profissionais são orientados e capacitados para entrar no domicílio, orientar a família e informar sobre os cuidados que ela tem que ter”, ressalta Tayara Pereira, superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES.

As autoridades recomendam um esforço coletivo para combater a proliferação do Aedes aegypti, com medidas que evitem a disseminação de larvas do agente transmissor da dengue, como a manutenção de água parada nas residências e o descarte irregular de lixo.

“A prevenção da doença se dá principalmente através dessas medidas que já são amplamente conhecidas pela população, principalmente evitar o acúmulo de água parada para evitar a reprodução do mosquito. Do ponto de vista individual, a gente pode citar o uso de repelente e também a vacinação. A vacina encontra-se disponível e é indicada para indivíduos de nove a 45 anos que já tenham sido expostos anteriormente ao vírus da dengue”, explica a infectologista Carolina Cipriano.

Como medidas de prevenção e controle do mosquito, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda as seguintes ações, que devem ser feitas por cada cidadão:

  • Manter limpos os recipientes/locais de armazenamento de água
  • Acionar a Secretaria Municipal de Saúde ou outro ente público quando forem identificados focos do mosquito Aedes Aegypti de difícil eliminação pelos moradores ou pela população
  • Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água
  • Encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca virada para baixo
  • Guardar pneus em locais cobertos, protegidos de chuva
  • Fazer sempre a manutenção de piscinas
  • Encher com massa de cimento os cacos de vidro de muros
  • Manter as calhas limpas para evitar coleção de água
  • Lavar os tanques, caixas d’água, tonéis, jarros de planta (áreas internas e externas) com escova para retirada dos ovos do mosquito
  • Dar destino ao lixo, não acumulando resíduos e recipientes nas áreas ao redor da residência
  • As empresas de construção civil devem assegurar que as áreas de construção estejam livres de focos do mosquito
  • As imobiliárias devem manter os imóveis sob sua responsabilidade limpos e assegurar a entrada dos agentes de controle endemias de combate à dengue dos municípios nos prédios para vistoria e tratamento de focos

Postar um comentário

0 Comentários